Alguns Aspectos da Religião na Psicologia Analítica

william_blake_sata_amor_adao_eva

Imagem: William Blake

Excertos de artigo escrito por Mauricio Aranha

Para Jung, a religião era uma atitude da mente, (…)Em suas palavras:

Poderíamos dizer, então, que o termo ‘religião’ designa a atitudepeculiar a uma consciência, que foi mudada pela experiência do numinoso”(Jung, 1971f: CW 11i, par. 9).

Assim sendo, pode-se compreender que o conceito de religião não é defendidopor Jung no sentido dogmático ou teológico, mas como experiência religiosa dodivino ou transpessoal. A idéia não é se referir a um determinado credo ou auma confissão, mas à “atitude peculiar” produzida por uma consciência. Afirma:

“Gostaria de deixar claro que, com a expressão “religião”, não me refiroa um credo. Nestes termos, é certo dizer, por um lado, que toda confissão sefundamenta originalmente na experiência do numi-nosum , mas, por outro lado,também na “ pistis ”, na fidelidade (lealdade), na fé e na confiança emdeterminada experiência de efeito numinoso e nas conseqüentes mudanças naconsciência; (…).” (Jung, 1971f: CW 11i, par. 9).

Nas conferências realizadas por Jung e registradas na obra Psicologia eReligião , o mesmo tenta correlacionar a abordagem psicológica àreligiosa. Insiste que a religião deve ser considerada pelos profissionais quetrabalham com a saúde mental, uma vez que esta representaria o que há de maisantigo e universal na mente humana. Seu convite tem um forte apelo científico, reforçando que tais pesquisas deveriam ser realizadas à luz de uma análisefenomenológica.

Na concepção Junguiana, a alma humana careceria de noções imagéticas decunho mítico-religioso, (…)Para Jung, a alma representa uma atitude interna euma possibilidade de relacionamento com o inconsciente.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra!

Anúncios

Uma resposta to “Alguns Aspectos da Religião na Psicologia Analítica”

  1. jacira Says:

    quero saber sobre aspectos politicos e relígiao


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: