Papeando sobre conhecimento e Ano Novo…Metamorfoses necessárias

2009 está chegando ao fim, e nós do grupo Papeando Com a Psicologia estamos satisfeitos por termos conseguido dar continuidade ao nosso propósito de divulgar o conhecimento psicológico. O que foi possível ao compartilhamos mais um ciclo de debates com todos vocês que nos visitaram, aqui no mundo virtual e nos nossos encontros ao longo deste ano.

Tendo a Psicologia como ponto de partida, tivemos a oportunidade de debater 11 temas diferentes: Contos de Fada, Comida, Casa, Mal, Mulher, Moda, Sexo, Esoterismo, Mente Criminosa, Dinheiro e Trabalho. Em todos foi gratificante a participação de pessoas com as mais diferentes formações. A diversidade de temas e de visitantes, que caracteriza os encontros do Papeando, tem permitido uma troca singular de idéias sobre a vida e o conhecimento que tenta explicá-la.

Numa época em que os eventos de vida parecem mais velozes do que o tempo marcado nos calendários e relógios, pode parecer um quase desperdício de tempo sentar para “papear” sobre a experiência humana. Como pessoas interessadas naquilo que nos torna humanos – nossas emoções, pensamentos, ações e sentimentos – acreditamos, contudo, na importância do conhecimento psicológico como recurso para compreendermos melhor a nós mesmos e aos outros.

Compreender: dar-se conta, alcançar com a inteligência, entender, perceber o sentido, ver, ouvir… O significado da palavra “compreender” no dicionário é amplo o suficiente para expressar a importância da reflexão e da discussão para tudo o que pensamos, sentimos e fazemos. Pois, ao compreender podemos avaliar a razão pela qual as coisas acontecem e ao avaliarmos podemos repensar nossas posturas e escolhas, podemos mudar a direção que escolhemos seguir. Quando compreendemos nos transformamos!

Transformação deveria ser uma palavra mais presente em nosso dia-a-dia. Transformar é um verbo rico, que quando colocado em prática torna-se uma maneira abrangente e criativa de alterar aquilo que temos em nossas mãos, seja uma relação, um hábito, uma idéia ou um objeto. Transformar é mais do que apenas mudar. Mudar pode ser aplicado a uma simples troca, variação ou desvio. Transformar não! Quando transformamos, o que era não será mais! Transformar é modificar, metamorfosear, dar nova forma. É por isso que sem compreensão não há transformação, muito embora possa haver mudança.

Podemos mudar de casa, de amor, de trabalho, de aparência, sem verdadeiramente alterarmos nossa forma de lidar com a vida doméstica, com os parceiros, com nós mesmos. Mas podemos ser habitantes, amantes, profissionais, pessoas totalmente diferentes quando nos transformamos, mesmo que o cenário e as pessoas de nossas vidas sejam as mesmas que sempre conhecemos. Porque não importa muito o cenário e os personagens da nossa vida, o que parece realmente importar é a compreensão que temos da história que vivemos.

Somente quando conquistamos a compreensão de quem somos, de quem queremos e podemos ser, é que a vida que estamos vivendo adquire sentido. E ai, sim, podemos escolher o que realmente nos importa. O filósofo Friedrich Nietzsche escreveu que “Saber é compreendermos as coisas que mais nos convém“. Nós do Papeando assinamos embaixo. Apostando no conhecimento psicológico como veículo para a transformação, individual e coletiva, esperamos percorrer mais um ciclo de papos enriquecedores com todos vocês.

Que em 2010 TRANSFORMAR seja o nosso verbo, o vocábulo que conjugaremos juntos por meio da oportunidade única de nos conhecermos mais e melhor!

Esse é o desejo do Grupo Papeando Com a Psicologia para todos que nos acompanham.

Acesse AQUI e conheça o tema do nosso próximo encontro.

Anúncios

Uma resposta to “Papeando sobre conhecimento e Ano Novo…Metamorfoses necessárias”

  1. Felipe Bravo Says:

    Valeu Papeando .. ótimas informações no site …


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: