A Escola Mata a Criatividade?

Caso você não esteja visualizando as legendas em português no vídeo, faça o seguinte: vá na barra – logo abaixo da imagem – onde está escrito “view subtitles” e clique; depois role a barra à direita para baixo e clique em “portuguese”, o de cima que é o do Brasil

No vídeo acima, Sir Ken Robinson defende a criação de um sistema educacional que estimule a criatividade. Na visão do palestrante, o modelo tradicional de ensino tende a enfraquecer as potencialidades criativas do estudante.

De maneira divertida, Robinson leva a audiência a refletir sobre uma questão em especial: Porque não somos capazes de extrair o melhor das pessoas? Na visão do especialista em criatividade, a educação que recebemos nos prepara para sermos bons trabalhadores mas não pensadores criativos. Assim, estudantes inquietos e curiosos tendem a ser ignorados e, muitas vezes, estigmatizados pela escola, o que gera terríveis consequências para o desenvolvimento pessoal.

Sir Ken Robinson tem sido visto como um visionário e líder cultural que nos anos de 1998 levou o governo britânico a repensar o papel da criatividade no sistema educacional e na economia. Em 2003, Robinson foi ordenado Cavaleiro, recebendo o título de “Sir”. Seu último trabalho é o livro The Element: How Finding Your Passion Changes Everything, de 2009, ainda não lançado no Brasil.

A tradução da palestra do inglês para o português foi feita por Renan Botelho, com revisão de Belucio Haibara.

Assista outras palestras do TED em português, clicando AQUI

Anúncios

2 Respostas to “A Escola Mata a Criatividade?”

  1. Belúcio Haibara Says:

    Parabéns pelo site e por divulgar a palestra do Sir Ken diga-se de passagem foi uma das palestras masi assistidas no TED, quem se interessar poderá conhecer melhor a vida dele na biografia que acompanha sua palestra no http://www.ted.com.
    Congrats,
    Belúcio Haibara

  2. Grupo Papeando Says:

    Olá Belúcio,

    nós é que agradecemos a grande contribuição de vocês, os tradutores voluntário do TED, que possibilitam o acesso de quem não fala inglês às fantásticas palestras das conferências. Seja sempre bem-vindo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: