Entender Como o Cérebro Funciona é a Saída Para Esquecer um Grande Amor

“Não Me Peça Nada Mais” por Sir Lawrence Alma-Tadema (1836-1912)

Quase todos os ensinamentos da vovó sobre como remediar uma desilusão amorosa são explicados por estudos sobre o cérebro.

Às vésperas do Dia dos Namorados, o especialista em neurologia comportamental da Universidade de Iowa, nos EUA, Antoine Bechara, veio ao Brasil para explicar como esquecer um grande amor. Sua teoria é baseada em estudos sobre mecanismos cerebrais, explicados no 6° Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções, que acontece até sábado (12) em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Quase todos os ensinamentos da vovó sobre como remediar uma desilusão amorosa são explicados por estudos sobre o cérebro, órgão que comanda os sentimentos e as emoções muito mais do que seu coração, que insiste em disparar quando você vê o dito cujo.

Um dos poucos conhecimentos populares que escapa da comprovação científica é que o tempo é o melhor amigo para quem quer esquecer alguém. Segundo Bechara, o tempo nem sempre ajuda, já que as emoções permanecem, principalmente se você insiste em lembrar os bons momentos que passaram juntos. “Existe um sistema dedicado do cérebro que liga na sua memória sensações à determinada emoção. E ela sempre volta, conscientemente ou não.”

E por que ainda sentir “borboletas no estômago” toda vez que vê seu antigo amor? Dois sistemas cerebrais que explicam. O primeiro é movido pela amígdala, responsável por respostas automáticas, as sensações como seu coração disparar e você ter frio na barriga. “Isso acontece porque seu corpo reage, a pessoa é vista por seu corpo como uma ameaça – você precisa ficar alerta”, diz. A outra forma é no córtex pré-frontal, quando você lembra do amado, o que pode desencadear a mesma emoção, mesmo quando ele está a quilômetros de distância”.

Se tudo o que você quer é superar a situação, essas sensações causam desconforto, por isso o cérebro fica em conflito. De um lado, circuítos cerebrais mantêm o amor aceso; de outro, a necessidade de seguir em frente. “Aí vai do que é mais forte no seu cérebro. Se as recordações ruins forem mais fortes, elas irão ganhar a ‘luta’ na sua cabeça”, explica.

O Efeito de um fora

O neurologista destaca que, em diversos casos, se você levou um fora, é possível que fique mais apaixonada ainda. Isso acontece porque, quando nos privamos de algo, nosso corpo sente maior necessidade de ter aquilo. “Quando você se vê sem o controle da situação, você deseja mais aquilo, é como quando somos privados de comida, por exemplo”.

Ele lembra que fome, amor, sede etc. são circuitos similares e que se sobrepõem no cérebro. “Uma analogia é comparar com o paladar. São quatro sabores primários, mas existem infinitos sabores dependendo das combinações que são feitas. O mesmo ocorre com as emoções”.

Ainda assim, Bechara é um otimista. “Acredito que o ‘coração’ sempre toma as melhores decisões. Nem sempre racionalizar tudo resolve os problemas”, enfatiza. Apesar disso, se o coração não ajuda, é racionalizando que podemos, pelo menos, nos livrar do problema.

Veja as dicas do neurologista para esquecer um grande amor

Só lembre das coisas ruins. Nada da história de que defunto posto, só sobram as boas ações. Recorde-se de quando ele esqueceu o aniversário de namoro e de todas as mancadas que ele dava. Quanto mais forte forem os pensamentos negativos, mais fácil será superar o fim do relacionamento.

Mude o foco da sua atenção. Nada de pensar no cara o dia todo. Se possível, arranje um novo namorado logo para que ele seja sua nova prioridade. “Não vejo razão neurológica para afirmar que é melhor superar uma relação sozinho e não com outra pessoa. Esse é o caminho mais difícil, e por que escolhê-lo, então?”, pergunta Bechara. Não vá a lugares e se coloque em situações que lembrem o ex. Se ele não está na sua frente, para que trazê-lo sempre com você? Mantenha o cérebro ocupado. Comece um hobby, distraia-se com outras coisas e evite sempre pensar nele.

A distância, e não o tempo, é um dos melhores amigos para superar alguém. É muito mais difícil esquecer a pessoa se você a vê todos os dias, e todas as sensações e emoções voltam à tona com frequência. “Tenha sempre em mente que o amor é como o vício, você é sempre vulnerável”, diz o neurologista. Neste caso não existe ex, por isso, fique sempre longe do primeiro gole, ou da primeira troca de olhares

FONTE: UOL Notícias

Anúncios

60 Respostas to “Entender Como o Cérebro Funciona é a Saída Para Esquecer um Grande Amor”

  1. amanda Says:

    tenho um namorado problematico,gosto dele, mas quero esquece-lo,pisa na bola e ainda diz que sou eu a culpada,gostei muito da parte que diz lembrar dos momentos ruins.E tambem de arrumar logo alguem.Nada de pensar na pessoa o dia todo.

  2. andreia Says:

    agora entendo o porque que todas as vezes que ele me despresa,pareço gostamr mais ainda,e realmente quando penso nas coisas ruins que ele me fez me dá um alível em te-lo deixado.

  3. ROSANA CARVALHO Says:

    ME SEPAREI A TREZ MESES E LEMBRO DO MEU EX TODOS OS DIAS POIS TENHO DUAS FILHAS COM ELE, QRO MORRER QUANDO ME PEGO CHORANDO PELOS CANTOS LEMBRANDO DELE. ELE NAO MERECE POIS TEVE MOMENTOS BONS MAIS OS RUINS FORAM BEM MAIOR ,ELE ME BATIA E ME HUMILHAVA E ME EXPULSOU DE CASA COM DUAS FILHAS JUNTO COM A FAMILIA DELE SO POR MEDO QUE EU FICASSE COM A CASA QUE É DIREITO DAS MINHAS FILHAS ME AJUDEM A ESQCER ESSE CRAPULA POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Juliana Says:

    Poxa não sei o que dizer só que tô passando por uma sitiação parecida e me odeio quando choro por ele.
    me add para gente conversar.

  5. Maia Says:

    me envolvi com um menino, ele tem namorada, ela mora na cidade dele, mas ele trabalha aqui e passa maior parte da semana aqui, nos vemos toda semana, nos falamos com frequencia, ele diz gostar de mim, mas diz q n tem como largar a namorada pq fazem 5 anos, aqui ele fica comigo, lá ele fica com ela, agora ele me prometeu até fim do mes decidir algo, mas diz sempre querer ficar comigo, e só n vai ficar se n conseguir acabar lá, ele ja prometeu varias vezes, e uma vez acredito q ele tava fazendo mesmo, mas dai eu cansei e falei q n queria mais, amo muito ele, e n sei mais o que faze :s o unico erro dele comigo foi ele ter me escondido a namorada, o resto ele só me fez bem, então n tem como pensar em coisas ruins, ja tentei ficar com outro garoto, mas n senti nada, a ponto de fugir do garoto :s alguém pode me ajudar mais? :(

  6. Ju Says:

    Acabei de me separar, fiquei casada só por 2 anos, mas 2 anos muito cansativos. O amo muito , sempre amei, só ficamos por esse tempo mesmo só porque engravidei e ele quis porque quis “casar”(morar junto) e por eu relevar tanto, porque na verdade mesmo ele nunca sentiu o mesmo…isso só vim constatar depois que estávamos juntos( antes de namorarmos havia pouco tempo que ele tinha terminado um namoro,dai que sabia que de alguma maneira durante nosso namoro isso o incomodava, dai que vim descobrir só quando estávamos morando juntos que ele amava a ex, dai ele se revelou, dizia que acabei com a vida dele, me batia por nada, acredite , por nada mesmo, até mesmo depois que nossa filha nasceu ele disse p o melhor amigo que ainda amava a ex…nao consegui perdoar .Daí, acho que fiquei meio louca( rsrsrs) por continuar nisso, nao sou a mesma pessoa, nem sei mais como é ter respeito, ter carinho puro,ser bem tratada… acho que realmente sou muito diferente agora … só quero esquece-lo, na verdade arrancá-lo, da memória, de tudo!!! Como se nunca tivesse passado por aqui.Pra ver se recupero um pouco alguns valores.. rsrs

  7. graziela mazini Says:

    espero que essas dicas sejam verdadeiras pois eu tenho mais ruins do que boas para lembrar , se houvesse um pedido de perdão verdadeiro poderia até relevar as ruins pois somos imperfeitos e erramos mesmo , mas esse pedido nunca chegou e os elogios não são nunca para mim , lembrar de aniversários apenas de outors , no dia do meu ele diz que não significo nada, dizer eu te amo então , nem na hora de fazer amor

  8. marcao Says:

    estou passando por um divorcio, nao sei o que e mais dificil, esquecer a pessoa, ou brigar na justica pela separacao, pois passamos por um casamento, que estava faltando respeito de ambas as partes, tiinha lado ruim e lado bom, mais nao estava dando mais, pois a relacao estava esgotada, e agora a unica solucao e o divorcio!!!

  9. thomas evisthom Says:

    A ums tempos atras conheçi minha ex namorada, somos muito diferentes, sou tupo romantico a moda antiga, gosto de ver a lua as estrelas, e sempre que vejo a lua brilhante lembro dela, eu dou flores para ela, faço surpresas,digo coisas bonitas, já fiz uma viaje super longa pra ir no incontro dela, estou sempre presente,e sou muito carinhoso, a respeito muito , mas nada que eu faça parece tocar ela, eu queria acreditar nas palavras dela, queria senti la perto de mim, mas ela sempre parece me engnorar, me deixa de lado,eu já chorei bastante por conta deste amor, eu sempre fui em frente por acreditar que ela mudaria,pois a amo muito,mas estou decidido a esquece la de uama vez por todas…
    eu não me lembro se ela já me fez feliz,so tenho lembranças tristes, essas sim são bem mais fortes,eu sei que sou um cara legal, e sei tambem que a pessoas bem melhores, é por esse motivo que percebi que chorar lagrimas verdadeiras por uma pessoa que não as merece não vale apena…. assim como dar uma segunda chance para uma pessoa que nunca mereceu nem a primeira.
    Mas eu não dezist do amor, sei que um dia vou encontrar uma mulher que me entenda, eque juntos possamos nos fazer felizes…
    Meu nome é Thomas Evisthom tenho 21 anos , se alguem quizer trocar experiencias sobre esse assunto porfavor me adicione no msn
    thomasevisthom@hotmail.com

  10. roberta Says:

    m emvolvi com um menino q meus pais nao gostavam;
    aí fiquei com outro e ele nao quer m perdoar por isso,agora estou com esse outro mais penso muito no ex.
    e meus pais mudaram d idéia a respeito dele;
    o q faço!!!

  11. tony Says:

    a vida é curta intão vooh aprende a esquecer o amor não correspondido e cuida bem muito bem da minha filha.
    aah e primeiro tenho q me amar pra poder amar alguem. pooq desse jeito sooh to vendo minha vida passa rápido e o tempo não vouta. Deus o salvador me salva.

  12. Suzana Says:

    minha história é complicada…esta pessoa foi a primeira que amei. Sempre acreditei que ele me amava tb, quando iniciamos o namoro eu tinha certeza que era ele que amava mais…mas no decorrer dos antos, a vida mudou e ele mudou…eu não me sentia mais importante para ele…e começei a cobrá-lo (atenção, carinho,consideração….) e so piorei td, pq ele terminou comigo, sob o argumento de que eu cobrava demais! Depois de duas semanas separados, decidimos tentar novamente, na realidade eu sempre tive disponível para ele, ele nunca me perdeu efetivamente! Mas agora está horrível minha relação, mal nos vemos, mal nos falamos…brigamos mais ainda. Ele faz questão de ser estúpido e de me menosprezar…ele quer td do jeito e se não é…é motivo para brigas. Eu não to mais aguentando, amo muito ele, mas não é um namoro saudável! Quando estou com ele percebo que devo terminar…e acho que tenho coragem para isto. o problema é depois…sinto muito a falta dele, saudade, tento ocupar minha mente…mas quando percebo…estou pensando no dito cujo! estou com o telefone na mão para ligar para ele…É sofrido…mas é necessário esquecê-lo e seguir minha vida! Já tentei falar e argumentar tantas vezes para que mudesse as atitudes dele comigo…(mesmo sabendo que pessoas não mudam) mas não adianta! ele não quer mudar! Sinto que ele se sente muito seguro comigo…gostaria de saber passar insegurança para ele…mas não consigo ser assim…para mim ou é ou não…não tenho meio termo! Então…para parar de sofrer o melhor a fazer é esquecê-lo e ter coragem para cortar o vínculo!

  13. Thalita Says:

    Sinceramente, os aspectos levados ao relacionamento recente me leva a tristeza e a descarregar lágrimas inusitadas…Portanto o que eu acho melhor pra mim agora, é seguir em frente, ao passar do tempo vou aprender a gostar mais de mim, pois gostava mais da pessoa amada do que por mim. Nunca fui de chegar em alguem , acredito que tudo tem seu momento nas coordenadas de Deus…Me envolvi, com uma pessoa sem acreditar no amor, e simplesmente gerou o afeto, adimiração, palavras bonitas, carinhos nunca recebido…e tai , amei! Agora, vou acreditar mais um pouco em mim, não vou sair pra beber , não vou ficar tagarelando com os amigos, pois soou mais forte do que tudo isso, não preciso nada disso pra me despertar da vida…Já me peguei querendo morrer em tais considerações…PUXA PRA QUE ISSO? sim, é triste, e desmotivante achar q nao vive sem a pessoa!

  14. jaque Says:

    bom eu sou bem nova ainda tenho 16 anos mas desde os meus 11 gosto muito de um menino eu amo ele,e ele prefere qlqer uma do qe eu,ele me usa e me joga fora,e poxa eu desejo taum bem pra ele,eu choro todos os dias naum tem um dia seqer qe eu naum chore,dói tanto e nada disso nunka me faz esqecer ele,eu odeio isso,odeio gostar dele,pq eu sempre sou a idiota sempre sempre,nunka devia ter conhecido ele,e agora eu neim tenho oqe fazer

  15. Belinha Says:

    Eu ja tinha esquecido ele, só q agora ele ta vindo atras de mim , e pelo q parece eu to gostando dele novamente e ai o q eu fasso?

  16. Alex Says:

    SE gosta fica com ele, pois se minha ex falasse me desculpe pelo tempo perdido eu enm pensava duias vezes, mais depende de cada relação. felicidades Belinha

  17. Alex Says:

    Irei deixa o tempo passa, meu aniver é mês que vem, espero muito uma ligação mais n irei fica pensando, como queris que ela me ligasse e falasse algo do tipo, menha me busca, dei esse tempo para ficarmos melhores e que algo assim, tentei hoje falr com ela muito, agora irei deixar de lado, uma pena foram 5 anos tantas historias nosso amor res demais nossa , mais fui errado n dei valor necessario, fazer o que bola pra frente

  18. jose carlos Says:

    O tempo e a distancia com certeza não fazem efeito. Ser privado de certas coisas, com certeza nos deixa mais expostos, estou tentando esquecer uma pessoa , mora longe, não nos falamos, mais esta sempre em minha mente. Deletei do msn, do orkut, do facebook, uma tentativa de não ver fotos, comentarios….mais o tempo passa , o que não passa é a vontade de saber como essa pessoa esta, de escutar suas voz…..arrumar outra pessoa…..ja tentei, mais na hora do beijo , a pessoa vem no meu pensamento, ja terminamos a dois anos, mais a saudade é grande.

  19. kelly caroline da silva teixeira Says:

    minha história é meio …muito complicada,eu conheci meu namorado e logo eu me mudei de cidade ai eu e ele continuamos a namorar a distancia mesmo,eu todo final de semana ia pra cidade dele e de vez em quando ele ia a minha cidade ,ai eu e ele nao aguentavamos essa vida .ele me traiu eu trai ele tambem ,ai virou um caos no nosso relacionamento,sai da minha casa pra me casar com ele,mais quando cheguei aki me surpriendi ao ouvilo dizer que ele nao queria se casar comigo pq ele e eu eramos novos de mais pra isso e que ele e eu tinhamos que sair nos divertirmos e nos disprendermos um do outro,coisas que a mae dele colocou na cabeça dele,intao eu lhe joguei na cara que ele me tirou da minha casa,da minha familia,perdi o amor da minha mae pra fikar com ele nao tenho pra onde ir ,e que ele dizia que me amava só me ilúdiu e me fez cair na dele sendo que eu falava pra ele que eu nunca ia fazer a burrada de sair de casa por um amor dúvidoso, mais ele conseguiu me convenser e agora deu de andar pra tráz ,estamos juntos ainda mais nao sei o que eu vou fazer o amo muito, mais acho que ele nao merece o meu amor

  20. Alex Says:

    Vai fazer um mes e não a esqueço um só minuto, saudade bate forte,……………

  21. CLÁUDIA Says:

    DEPOIS DE UM CASAMENTO DE 5 ANOS, SUPER FELIZ, A SAUDADE NOS FAZ SOFRER AINDA MAIS. FAZ TRÊS MESES QUE ESTAMOS SEPARADOS E MESMO PENSANDO EM TD QUE ELE ME FEZ
    EU NÃO CONSIGO ODIÁ-LO. O AMOR É MAIS FORTE E NEM TIVE CORAGEM DE IR ´PROVIDENCIAR O NOSSO DIVÓRCIO. ESPERO FORÇAS DE DEUS PARA SUPERAR ESSA DECEPÇÃO.

  22. Jéssica Says:

    Meu caso tem uns cinco anos, nós conhecemos em 2008, mas só começamos a ficar em 2009. Desde esse dia a nossa relação era só flor, mais ai chegou o dia que ele teve que se mudar pra outra cidade até ai tudo bem, quando ele veio de férias me pediu em namoro e eu acabei aceitando, estava realmente gostando dele. Só que foi ai que começaram os problemas eu deixei de procurar ele, pois tive muito medo que ele se apaixonasse por outra menina e acabasse me traindo. Enfim ele ficou muito magoado comigo pelo fato deu ter sumido da vida dele, passou um ano sem contato nenhum quando ele veio falar comigo e disse que queria ficar comigo eu como ainda gostava muito dele acabei cedendo. Mais não passou de uma ficada, logo ele sumiu, eu não sei se ele esperava que eu fosse atrás dele. Ai ele voltou pra cidade dele e eu fiquei na minha, quando estava próximo das ferias eu viajei, quando foi nas férias de dezembro eu não ia viajar e ele veio de novo me procurar… Novamente nós ficamos, tinha horas que eu entendia ele e outras não. Sempre dizia que queria ficar próximo de mim e sempre ficávamos longe. Quando foi essa semana comecei trocar sms com ele, quando foi ontem ele disse que estava arrependido do que tinha feito que eu merecia alguém melhor do que goste mais de mim. Não entendo quando eu finalmente eu tomo a iniciativa ele dá pra trás. Será que pode ter sido alguma coisa que eu falei? Não tenho duvidas quanto aos meus sentimentos, mas será que ele ainda possa estar magoado comigo?

  23. Fernanda Says:

    Meu caso é diferente, me envolvi com uma pessoa durante 3 anos, vivi momentos maravilhos, a pessoa me fez muito feliz, me fez crescer como pessoa e profissionalemente, so que ela teve que ir embora e não volta mais, desde que começamos o relacionamento ela já sabia que iria embora quando terminasse a faculdade, ou seja, entrei na relacao sabendo que um dia ela iria embora, mas tudo ficou tão intenso, tão maravilhoso, moramos juntas, e foi tudo perfeito, até o dia de sua partida pra fora do país, sofremos muito com isso. Fazem 6 meses que ela foi embora e eu ainda não consegui esquece-la, sofro muito, sinto uma saudade e uma falta enorme. O pior é que logo que ela foi embora não terminamos ficamso um mês a distância, mas brigavamos, eu brigava, colocava a culpa do meu sofrimento nela, que não foi capaz de fazer de tudo pra ficar, entendo que foi atras dos sonhos dela e de crescer como profissional. Mas além de tudo ela é da igreja, e depois que foi embora voltou, e sempre honrou muito seus pais, e decidiu seguir uma vida correta.
    Ela não lhe dar com tudo e nem eu, não me ajudou pra aceitar tudo isso, siplesmente terminou, mudou muito comigo, radicalmente, e eu sofri, corrir atras, nunca deixou de falar comigo, mas sempre dizia que me esqueceu que nao me amava com antes, que tinha um carinho enorme por tudo o que vivemos, mas acabou e blabla..
    Até hoje é assim claro que já sofri muito mais, ela me tratava mal, com patadas, parecia não se importar com o que eu sentia, fez novos amigos e parecia que so existia eles, e tudo de novo, até entendo que é tudo novo, mas sei lá, até hoje ainda diz que sente saudades e minha falta, mas continua me tratando com indiferenca… Sofro muito com isso, queria ao menos ter a amizade que a gente construi que era muito verdadeira e sincera, segura e tudo de bom que alguem pode imaginar, hj temos um carinho mas não sei se nao sabemos lher dar com isso e acaba que uma sofre mais ( eu), ela quase nunca pode falar comigo pq esta sempre ocupada, ou pq nao quer mesmo não sei, as vezes ela diz q a irrito quando toco nos assuntos dos nossos sentimentos, mas ela nao deixa de falar comigo…. Enfi é tão complicado, queria esquece-la mas não consigo, não consigo me desligar…

  24. Pri Says:

    Infelizmente o amor é muito complicado na sua situação é um pouco mais ainda, sem nenhum tipo de preconceito, só que é natural ter mais conflitos internos e externos. Não sou do tipo que julga dizendo que ela não te ama, que você deve esquecer porque ela não te merece… Acho que o ser humano é tão complexo que mesmo amando (amando de verdade) tem outras razões que separa duas pessoas. E para isso não tem remédio…vou dar só uma dica tente aprender a amar sem esperar nada em troca, só ame, com o tempo se ela for o amor da sua vida você não vai esquecer (sinto informar) mais vai aprender a não sofrer mais (pelo menos não sofrer muito)…não ligue para ela evite pensar nela o maior tempo possível…use o conselho do especialista de pensar nas coisas ruins…mais vai ter dias sabe aqueles difíceis, mesmo depois de décadas que vai doer e vai doer MUITOOO…mais vai passar!!! Beijos e Sorte.

  25. diogo henrique santos de castro Says:

    a pior coisa e vc sofrer por uma pessoa q nem te merece e nem te ama mas

  26. Fernando Says:

    O meu relascionamento foi muito complicado, tivemos momentos incriveis, eu sempre proporcionei tudo que estivesse ao meu alcance pra ela, passamos 3 anos juntos, e depois ela simplismente foi se distanciando de mim, isso acabou com migo até o ponto de terminarmos. Estou muito triste.

  27. Hélder pereira Says:

    realmente estou chocado com este profissinal que nao podia envergonhar mais a classe. nao me vou alargar muito porque tudo que este senhor diz é digno de repulsa e nojo, por isso deixo duas abservações. Primeiro, se é amor de verdade não tente esquecer, lembre para sempre, lembre dos bons momentos principalmente, porque o seu tempo amor e dedicação não são um lixo para se deitar for como se nada valessem. auto valorize-se por ser um ser humano capaz de amar. Segundo, se você se considera um objecto sexual e não tem nenhum respeito pelos outros nem por si mesmo, então arranje logo outro namorado(a). Se você é cheio(a) de amor, respeita os seus sentimentos e o dos outros, fique só, fique amando o que você AMA, não faça aos outros o que não gostaria que lhe fizessem, USA-lo(a) como uma coisa para compensar outra. não se meta em mais problemas, Pois é disso que profissionais charlatões vivem, da manutenção dos seus problemas, e não têm qualquer empatia por si, tratam-no como uma mercadoria. Amem muito, renuciem ao odio, o odio Mata o amor, o mundo precisa de pessoas como você, com a nobre capacidade de amar.

  28. Mel Says:

    Adorei o texto é isso aí… Não podemos ficar remuendo o passado se for para lembrar que lembremos das coisas ruins que ele fez, assim sera mais facil de esquece-lo. Eu estou o tempo todo ocupando a mente, estou estudando bastante pra concurso, estou caminhando todos os dias, vou ao shop nem q seja sozinha da umas voltinhas e a procura de um emprego, ele ja veio aqui me chamar para sair, disse que ainda estava em duvida em relaçao a mim, porem nao tenho paciencia para ficar esperando ele ele se decidir pois a vida voa e a fila tambm hahahaha…

  29. Neuza Says:

    Excelentes dicas.

  30. ina Says:

    Mto bem.. Depois de ver TDs esses comentários tenho mais certeza ainda que não estou sozinha.
    A primeira coisa a se fazer eh tomar a decisão que não da mais.. VC tem que dizer um chega de sofrer.
    Se a relação trás só sofrimento p q permanecer?
    Eh como uma cadeira com tachinhas..
    VC ta com a bunda doendo e vai permanecer sentada nela?
    Acredito q tu se levante neh?!
    Então faça o mesmo com a relação.. Se só trás dor sai fora!!

  31. lays Says:

    Eu tenho 16 anoos gosto de um homem que tem 21 eu fiiquei com ele 1 ano elle e casado tem uma filhaa e sempre diizia que me amava diziia qe ia deixa ella pra ficar comigoeu dempre diiziia te amoo no começo do ano elle foi embora porq brigo com a famiilia ae elle entro no face e me deixo recado tipo assim – oque eu passei conttigo foi maravilhoso Ae semana passada eu tava on no face ae elle me buxo bp elle me disse que estta morrendo de saudade de mim etc e me perguntto se eu o amo ainda ae eu disse apessoa naum esquecer uma pessoa uma hr pra outra naum, miinha irma sempre foi contra eu cm elle porq ella nunca quiz porq elle era isso e aquilo e ella sempre jogava na minha cara que elle nunca ia deixa a mulher delle pra viver comiigo e eu sempre saia escondiido cm ele ninguem desconfiiava qando elle foi embora ele naum se dispidiu de mim porq ia ser mas sofrimentto pra mim foi oqe elle diiziia mas sempre qando agentte terminava nooiz volttava sempre e eu ainda o amo de maas

  32. santos Says:

    Não sei se alguém vai ler mas gostaria de desabafar.
    Tive um grande amor, mas como todos os amores fracassados esse me deixou despedaçada. Aí depois de um tempo quando menos espero me apaixono por outra pessoa que disse com todas as letras “eu não te amo” eu fico do lado dele, sempre querendo saber se ele está bem, sempre procurando por ele, fico que nem uma idiota buscando ele no whatsapp, facebook, skype, querendo saber se ele tem alguma coisa pra me dizer, querendo saber se ele pode conversar comigo, mesmo que seja bobagem, eu sei que eu sou burra, que não bonita, ele fica jogando e fazendo outras coisas enquanto eu fico esperando ele me falar algo…. Não sei se as dicas funcionam mas vou tentar. Desculpe o desabafo é porque não tenho amigos pra conversar.

  33. Diesmison Willian Andrade Says:

    Gostei das dicas

  34. Marcela Ester Says:

    Valeu pro me da essas dicas vou temta apagar da minha cabeça ele vai ser dificil so maia eu vou ganha essa batalha fui eu que terminei com ele fui pela a cabeça da minhad irmas olha o q deu.varias vezes ele jegou em mim falando para mim vou eu nem ai
    Teitem conhecer outra pessoa so a n deu serto muito.
    Valeu pela dicas

  35. Lucy Says:

    Ja tentei tudo isso mais nunca deu certo são 10 anos de sofrimento,ja encontrei outra pessoa e sou casada a 9 anos mais ainda continuo amando o outro.

  36. AC Says:

    Eu sou casado a 7 anos conheci minha esposa ou ex-esposa as 14hs e as 18hs ja estavamos juntos, ela era casada, colocou o cara pra fora e vim morar com ela, ate entao mar de rosas, sou do cara q adora dar carinho, flores, abrir porta do carro, tenho 36 anos, agora veio por cismar que gostava da minha ex, isso jamais aconteceu pq tive um relacionamento falido e degradante, entao tentei explicar e mesmo assim ontem ela quis terminar o relacionamento, me pediu so que continuasse na casa por conta do meu filho de 5 anos que é muito apegado em mim, continuo mais ja me deixou claro que o amor morreu o que ela sente é respeito por mim, amo demais ela isso me destroe por dentro tendo que ve-la toda hora, perdi um grande amor da minha vida, ja chorei tudo que pude, ja implorei por seu amor pra me aceitar de volta, as lembranças vem na mente, me deixa muito mal, nao consigo trabalhar, me embrulha o estomago nao tenho fome, essas coisas, so sei o seguinte, qndo se ama demais a decepção é muito grande, mais gostaria muito de querer esquecer de verdade, mesmo morando junto e vou conseguir em nome de Jesus, boa sorte quem tem historia igual a minha e puder compartilhar pra tentarmos nos ajudar….

  37. JUDITH Says:

    HOMENS SEMPRE ELES NÃO SABEM DAR VALOR NA GENTE EU SOFRO POR JÁ TEM SEIS ANOS JÁ NÃO SEI O QUE EU FAÇO

  38. ana Says:

    Eu namoro a 2 anos e e 1 mês e durante esses dois anos,só tem brigas e chegou uma hora q um dos dois cansou, que seria da parte dele, ele cansou por eu sempre prometer mudanças, do tipo:parar de brigar por poucas coisas, ciumes, pensar antes de falar as coisas, De tanto eu falar que iria mudar. Chegou no dia em que ele falou. Eu quero terminar. Só que ele terminou pra não pedir tempo. Porque ele diz ,que tempo não existe. Dai ele preferiu terminar. Mais durante esse termino ele quer pensar, no futuro dele e na gente, ficar um tempo fora, to muito confusa , porque não sei o que fazer, pois tenho medo de perde por meus erros.

  39. Longboard Says:

    So pra lembrar, AMOR DE VERDADE NAO SE ESQUECE, cara, por mais que essa pessoa te magoe,por mais longe que ela esteja, se é amor de verdade,tu nunca vai esquecer, gosto de uma pessoa a 6 anos, NUNCA fiquei com essa pessoa, acho que foi amor a primeira vista, ela era minha amiga, um dia ela me ignorou, me doeu muito e desde la nao nos encontramos mais, faz 4 anos que perdemos o contato, ela mudo de casa, nao pra muito longe, porem hoje a gente nao conversa mais e ontem por acaso encontrei ela, meu coração acelerou tao rapido que pensei que ia ter um ataque, tive que parar o carro e esperar as pernas pararem de tremer, corria o risco de bater o carro, quando passei por ela olhei nos olhos delas e nem sei explicar;;; Acham que nunca tentei esquecer ela? claro que tentei, tentei ter odio dela, falava pra mim mesma todos os defeitos dela e olha só, eu amava os defeitos dela, é por causa deles que ela é essa pessoa maravilhosa.. Não tem como esquecer um amor, olha eu, nunca fiquei com essa guria e olha só, nao consigo esquecer ela desde que eu a conheci em 2009, todas as noites vo dormir pensando nela e todas as manhas acordo pensando nela.

  40. Rony Ferreira Says:

    Só não concordei com a parte do”arrumar logo um outro alguém”. Parece que não temos força para esquecer alguém e que precisamos de um outro alguém para nos sentirmos melhor. De fato isso até ajuda, mas seria uma das soluções e não a melhor solução. Como ele falou um hobby e se ocupar com algo que gosta, ajuda a esquecer um pouco o/a ex. Porque esquecer acredito que nunca esquecemos. O que acontece é lembrar da pessoa que estávamos juntos, sem ter aquela dor no peito e nem sentir mais saudade

  41. Tatah Says:

    Não concordo…meu caso deve ser bem diferente… não vejo a mais de 6 anos, ja tenho outra pessoa, mas ate hoje, por mais que eu force e faça todos os exercícios psicológicos possíveis (sim.,,,ja fiz vários) eu não esqueço, e ainda sinto borboletas no estomago so de lembrar dele…..Momentos ruins.. só se eu inventar na minha mente…. e sim..eu já fiz isso tb…. não deu certo…..Nunca me senti tao ferida quando o dia em que vi ele com outra…e mesmo assim os pensamentos continuam com a mesma intensidade….. Não existe cura psicológica quando é amor de verdade!!!

  42. wesley Says:

    Meu bom gostei casei com uma mulher que nunca me amou isso ja e ma lenbranca que basta obrigado

  43. wesley Says:

    Meu caro helder muitas veses agente da amor e recebe odio ne dexar de amar nao.
    E dexa de sofrer.

  44. mel santos Says:

    preciso esquecer um amor complicado.. tivemos 7 separações, inclusive a última foi o rompimento de um noivado.

  45. mel santos Says:

    já se passaram quase 9 meses e eu ainda penso nele, ele foi indiferente no momento que eu mais precisei, meu avô faleceu após meses de luta, eu tinha uma tia com problemas mentais em casa,o que agravava mais minha situaçao de insõnia, em meio a tudo isso ainda com tcc terríivel,estágio e ainda sofri cirurgia. Ele havia perdido o pai a e, médiaa 4 meses, mas ainda assim senti que ele poderia ter me apoiado, senti insegurança e ao falar pra ele ele ficou furioso,pois eu operada e ele foi ver os irmãos, e ainda quando me falou da viagem, disse que estava precisando viajar(nós namorávamos a distancia) e eu não estava entre as prioridades, o estado no qual eu me encontrava era dificil e não sentir o apoi dele, e estava preste a largar tudo pra casar com ele, fiquei insegura mas ainda assim ele que terminou comigo, rompeu nosso noivado,eu estava operada a 2 dias.

  46. Ariadna Says:

    No meu caso,a situação pode até parecer fácil para uns,mas para mim é quase que impossível.Nunca o vi,namorávamos virtualmente,mas ele morava,ou ainda mora só a uma hora e pouco de distância.Nos conhecemos por um acaso e em poucos eu já o amava.Foi meu primeiro amor.Confesso,ainda é.Até já matei aula para poder ve-lo mas descobriram,foi horrível,coloquei minha mãe em desespero e mais meu pai,o entristeci tanto! Antes,ele tentava vim,mas com um tempo percebi que ele se instalou.Para ele tanto fazia quando iríamos nos ver.Parecia que tudo bem,amar a distância tendo uma possibilidade enorme de nos encontrarmos.Pois eu estava proibida depois daquilo que fiz,e ele que antes dizia que até falaria com o meu pai para não impedir o namoro,esqueceu dessa conversa,como se não se importasse.
    Depois eu descobri toda a verdade.Uma garota,que ele sempre foi apaixonado,sempre, tinha ido embora,quando ele me conheceu.Aí ela havia voltado e ele nem tinha falado que ela tinha ido.Ele nunca me falou que nunca a esqueceu.Eu era..só a tira-feridas dele,uma consolação.Quando ela voltou ele deu um jeito d’eu terminar com ele,falando que eu o traí,por Wpp,vê se pode? Ele não quis me contar dela e me deixou dias chorando e em desespero pensando no que eu fiz de errado.Depois ele disse que era melhor darmos um tempo,daí entendi tudo e terminei.
    Depois ele quis conquistar minha amizade,queria por que queria.Fez até coisas que ele não fazia quando namorávamos (não,ele não veio me encontrar),ele deu jeitos,não sei como de falar comigo mesmo depois d’eu te-lo bloqueado de tudo.Penso assim: depois de tantas promessas falsas,depois de tantas juras,ele se sente culpado por ter me dito tudo aquilo,e que conquistar minha amizade seja um modo de limpar sua barra,e deixar a consciência limpa.O que me espanta era que era até demais! Aceitei,mais por saudade,por que te-lo me alegrava tanto,mesmo depois de tudo o que ele fez.Ele foi meu melhor amigo,por quase um mês.Mas descobri que me encontrava em Masoquismo Emocional,onde eu estava feliz por te-lo,mesmo que como meu amigo,ao mesmo tempo que quando não falava com ele,chorava e me deprimia por saber que nunca mais serei mais do que uma amiga.E eu vivia nessa tristeza,me recompensando por aquela alegria limitada que era falar com ele.Só eu e Deus sabíamos como eu sofria,às vezes falava com ele chorando,e do outro lado da tela do celular,ele mal sabia que eu estava afundando nas minhas próprias lágrimas,por falar com ele.Não aguentei mais,falei a ele como eu me sentia todos os dias,e me despedi,bloqueando-o de tudo de novo.Ele veio atrás de mim,através da minha mãe,por Fake,poxa,às vezes penso que não era mesmo só para livrar suas culpas.Mas acontece que enquanto ele buscava amizade,eu buscava um amor que era impossível.Eu lutava sem esperanças para que um dia ele me enxergasse de novo daquele jeito,quer dizer,se um dia ele tivesse me visto não como uma tira mágoa;mas como falei,nem tinha esperanças,nem sei como lutava.
    Ainda nos falamos uma ultima vez,ele queria me ligar,provavelmente para me fazer voltar a falar com ele,pois ele sabe que na ligação,nem consigo tocar no assunto e sempre terminamos numa boa.Numa boa para ele,pois pra ele foda-se o que eu sinto ainda,ele está bem como meu amigo,e está ainda cm a garota que ele sempre amou.Não consenti a ligação,e o bloqueei,dessa vez terminantemente!
    Agora,choro todos,eu juro,todos os dias,e isso já faz quase um mês.Eu devia ter raiva dele,com certeza,eu tenho todos os motivos do mundo,por ele ter me enganado,me iludido,dizer que sentia algo que na verdade ele sentia por outra,me fazendo acreditar que eu era amada por ele,sendo que ele via ela em mim,ou nem isso,simplesmente me odiava e queria me ver sofrer um dia.Mas não,eu me odeio,por não conseguir odia-lo,por todos os dias chorar por ele,por ser tão fraca e deixar as lágrimas saírem,eu me odeio,eu me odeio!
    Me chamo Ariadna e,só tenho 14 anos.

  47. felipe faria de sa Says:

    Gente aceito conselhos de todos fui casado 2 anos e fico desesperado ao ponto de minga pressão didparar e meu coração tbm isso e normal ??? Todos os dias acordo assim e na hora de dormir tbm isso e da cabeça …alguem quer conversar sobre isso felipe tim zap 11 949846545 ….obrigado …

  48. gesivaldo Says:

    Eu tive um relacionamento de 7 anos. Até os 5 anos foi mais ou menos bom. Depois foi piorando as coisas. Já não tinha diálogo entre agente era só brigas e depois veio a falta de sexo que detonou nossa relação. Aí eu decidi sair de casa. Mais depois de 15 dias que eu estava morando fora de casa. Ela colocou outro homem dentro de casa. Pra mim foi o fim daí comecei a sentir tanta falta dela. Tanta vontade de está com ela. Passo o dia a noite toda pensando nela. Já arrempdi mil vezes de eu ter saído de casa.

  49. Edivane Rosa de Oliveira Says:

    Bom a um pouco mais de um ano estou tentando me separar, sinto que não estamos certos sobre nossos sentimentos … temos uma filha juntos, perdi minha casa voltei a morar com minha mãe ele se enfiou em dividas em fim totalmente desestruturados emocionalmente… adorei o artigo mas me sinto confusa ainda em relação as atitudes dele o fato dele ter sempre a mesma conversa nao ha cativo entre nós, perguntas e respostas objetivas (sim,não) não responder mensagem ou deixar as mesmas sem finalização de um diálogo ja eh um sinal comportamental de que não vale a pena tentar ? Gostaria de um helpe por favor

  50. Alexandre sansus Says:

    Concordo com um participante eu jamais ficaria com outra pessoa pra superar a outra , só ficaria se eu sentisse algo , já tem mais de 5 anos que amo uma pessoa que dizia que gostava de mim e hoje não quer ver minha sombra por perto , nunca entendi tudo isso que aconteceu comigo, pois parei minha vida literalmente , perdi o caminho de verdade nunca me imaginei passando por isso , já tentei de tudo pra esquecer , ocupar a mente é um bom passo mais quando lado as lembranças voltam , eu só queria ter a oportunidade de esquecer e ser feliz novamente e poder seguir minha vida , muitos não entenderam vai me achar um orário oi coisa assim , mais são coisas que não tenho controle , peço a Deus que me traga minha paz de novo e que eu possa viver minha vida pois acho que ninguém merece sofrer por alguém que lhe despreza e nem quer seu bem .

  51. Alexandre sansus Says:

    Concordo com um participante eu jamais ficaria com outra pessoa pra superar a outra , só ficaria se eu sentisse algo , já tem mais de 5 anos que amo uma pessoa que dizia que gostava de mim e hoje não quer ver minha sombra por perto , nunca entendi tudo isso que aconteceu comigo, pois parei minha vida literalmente , perdi o caminho de verdade nunca me imaginei passando por isso , já tentei de tudo pra esquecer , ocupar a mente é um bom passo mais quando lado as lembranças voltam , eu só queria ter a oportunidade de esquecer e ser feliz novamente e poder seguir minha vida , muitos não entenderam vai me achar um otario oi coisa assim , mais são coisas que não tenho controle , peço a Deus que me traga minha paz de novo e que eu possa viver minha vida pois acho que ninguém merece sofrer por alguém que lhe despreza e nem quer seu bem .

  52. antonio Says:

    tudo historia e lenda

  53. joana de souza melo Says:

    penso muito em uma pessoa que conheci e me apaixonei loucamente por ela, mas infelizmente nunca tive nada com ela. pois é ambos somos casados.

  54. totonho Says:

    Pessoal todo com dor de cotovelo,que isso gente ,faça igual eu esquece e some assim a pessoa aprende a valorizar.

  55. Priscila Andrade Says:

    Larguei três vezes do mesmo homem. Primeira me traiu, segunda quebrou meu dedo, terceira quebrou a porta da loja dele porque peguei conversas com a ex namorada e fui tirar satisfação com a outra trouxa que não tinha nada a ver e me tranquei no banheiro com o celular dele. enfim, voltei e fui humilhada de novo, ele me atendia na porta da casa dele, me levava sorvete na calçada e me tratava pior que um cachorro. não preciso disso, não preciso dele e ele perdeu a palhaça que fazia tudo por ele, pois é melhor ficar sozinha o resto da vida do que com ele, ou é melhor qualquer pessoa por pior que a pessoa seja do que com ele. Qualquer um é melhor que ele. Mas mesmo assim penso nesse inferno, pois tinha a lábia de saber agradar para esconder os erros e isso virou um vicio, mas o melhor a fazer é sofrer sozinha, sofrer mesmo, deixar o tempo passar e não ter contato com quem faz mal mais do que bem. E consegui. Só penso nas coisas ruins que fez pra mim e por outras coitadas da vida dele. Tenho prints de conversas dele com mulheres casadas com amigos dele e isso eu não achava ruim quando estava junto, mas hoje minha vontade é de mostrar para esses amigos que amam ele o acham engraçado e divertido mas não sabem da sua postura real, manipulador e sedutor barato, doente. Só não mostro pra não ser culpada de separações ou tragédias, mas isso é o que me motiva a esquece-lo, pois se já traiu várias vezes, várias mulheres até a mim e os amigos, como pensar na mudança dessa pessoa? Melhor pensar na minha … e a minha mudança é gostar de mim e não dele, cuidar de mim e focar na minha vida e ele que se foda.

  56. Leandro Borba Says:

    Olá, hoje estou incomodado, meio triste, confuso, não sei explicar direito o quê estou sentindo.
    Há oito anos tive um relacionamento em que minha namorada me traiu, terminei o namoro e ela insistiu algumas vezes para reatar, disse que tinha feito “burrada” que eu era o homem da vida dela, e bla bla bla.
    Eu, entretanto, fui firme, perdi a confiança, e, mesmo sofrendo não reatei, simplesmente disse a ela que não havia o quê perdoar pois a falha era de caráter e não um simples erro perdoável. Segui minha vida, refiz meu coração. E hoje após oito anos sem notícias, e, tendo outro relacionamento estável, não tenho porque pensar nessa ex, mas meu coração acordou triste, olhos lacrimejando, confuso, não sei o que estou sentindo, mas lembro dessa pessoa e estou triste, não tenho intenção de procurá-la, nem de saber se ela está bem. Apenas queria entender o porquê desse sentimento estranho. Alguém poderia me ajudar?

  57. felipe Says:

    Umas das piores sensações do mundo.. Ja faz 2 anos mas parece q foi ont q tudo acabou.

  58. Mark Says:

    Estou casado há 2 anos e meio, porém ainda não consegui esquecer definitivamente uma ex-noiva, cujo ela terminou comigo no final de 2008, após tentativas minhas de tentar reatar o relacionamento, a partir de 2010 comecei a não continuar insistindo, principalmente após uma viagem que fiz ao nordeste. Após retornar ao RJ ela me procurou, nós ficamos, mas pareceu que ela não conseguia mais se entregar como antes. Em 2012 ficamos novamente, mas ela ainda assim não sentia mais aquela abertura. Ela me disse que na ocasião que me amava, mas o amor não era suficiente. Não tenho mais contato com ela, porém quase sempre a vejo em meus sonhos, e sempre é perturbador e triste, pois não é algo real. Acho que ela conseguiu seguir com sua vida, eu achava que segui com a minha, porém não consegui completamente. Marcello

  59. Ingrid parra cordeiro Says:

    Mas como esquecer quando o assunto que não me deixa esquecer nao sao as boas lembranças e sim 30 anos de desprezo. E isso me martilha. E eu o maltratava com palavras dai juntao desprezo e o fato que eu acredito ter cido uma má pessoa . Parece que só vou descansar quando ver ele pagar por tudo que fez . Como devo agir . Watts 66996781993 se precisar


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: