Quem Somos

Nós somos o grupo Papeando Com a Psicologia.  Um grupo de divulgação científica que se propõe a debater os temas do cotidiano à luz do conhecimento psicológico.

O grupo foi criado em Vitória, capital do Espirito Santo, no ano de 2008; a iniciativa partiu de alguns estudantes universitários que se encontraram num curso de Introdução à Psicologia Analítica de Carl Jung.

Nos encontros do Papeando os desafios e as conquistas da experiência humana – como ela é e como pode ser – são debatidos de forma objetiva, considerarando desde os mais clássicos estudos da Psicologia até os resultados mais recentes  obtidos pela pesquisa científica.

Procuramos também identificar os pontos de contato entre a perspectiva psicológica e a de outras áreas do conhecimento, de forma que o debate seja igualmente amplo e diversificado. Optamos, assim, por acolher todos os pontos de vista, independentemente da profissão ou da formação acadêmica dos nossos convidados.

Os encontros ocorrem no último sábado de cada mês, eles são abertos ao público em geral mas as vagas são limitadas. O grupo é coordenado pela Profa. Angelita Scardua, e é formado por: Felipe Salles, Lenita Noé e Marcela Pimenta.

Anúncios

30 Respostas to “Quem Somos”

  1. tatiana sotero Says:

    parabés pessoal pela iniciativa proponho vocês possibilitarem que outras pessoas possam também dar suas opiniões sobre os assuntos debatidos por vocês, assim possibilitaria que nós de outros estados possam também discutir e realizar uma interação com outros profissionais.
    Abraços,

    Tatiana Sotero(estudante de psi em Maceió)

  2. Grupo Papeando Says:

    Olá Tatiana,

    Agradecemos a visita ao nosso espaço. Acreditamos que seria uma ótima idéia, vamos pensar a respeito! Mas, nosso site é aberto para isso, basta iniciar comentários em nossos textos, é uma forma de possibilitarmos o debate de diversas pessoas em vários locais. O que acha?

  3. Mariana Says:

    Olá pessoal!

    Não sei se todos se lembram de mim, mas fiz parte do grupo de estudos sobre Psicologia Analítica de Carl Jung com vocês, no ano passado. Não cheguei até o fim do curso, pois naquele momento estava prestes a me casar e tive que interromper, infelizmente… Estou morrendo de saudades do grupo, mesmo não conhecendo todos os integrantes! Parabéns pelo grupo, pela produção que estão desenvolvendo a partir dos agradáveis e construtivos papos que sempre tivemos no grupo de estudos!!! Já fiz minha pré-inscrição nos encontros do Grupo Papeando com a Psicologia e espero poder ir até o fim dessa vez (se é que há fim para discussões acerca do que somos, seremos ou que podemos vir a ser…)!

    Grande beijo a todos e até o dia 28/03!!!

  4. paulo machado Says:

    Parabéns a este grupo por ter em seu meio o talento da Angelita.

  5. Grupo Papeando Says:

    Olá Mariana,

    Claro que lembro de você dos grupos de Jung. Obrigado pelo elogio, espero que você possa participar deste encontro, e com certeza teremos uma longa jornada!

    Saudações,

    Grupo Papeando

  6. Grupo Papeando Says:

    Olá Paulo,

    Com certeza a Angelita faz diferença no grupo, agradecemos a visita e o comentário!

    Saudações,

    Grupo Papeando

  7. Christiane Zunti Says:

    Parabéns ao grupo pela organização desse espaço de

    conhecimento aqui em Vitória. Com certeza vou procurar

    estar presente em algum desses encontros.

  8. Grupo Papeando Says:

    Olá Christiane,

    Agradecemos o elogio. Você será muito bem vinda em nossos encontros!

  9. Helena Detmann Says:

    Vocês estão de parabéns pelo blog e pela proposta. Os textos são excelentes e as imagens são de tirar o fôlego. Não sou psicóloga, trabalho com informática e sou formada em engenharia…rsrsrs… nada a ver, eu bem sei. Mas sempre gostei de psicologia, até já pensar em fazer, quem sabe né. Tenho um texto da professora Angelita Corrêa sobre mitos, que uma amiga me passou, é muito bom também. Uma professora assim até ajuda a gente a ter mais gosto pelo estudo…rsrsrs! Continuem assim. Uma pena que não moro em Vitória.

  10. Grupo Papeando Says:

    Olá Helena,

    Vejo que gostou do nosso blog! Agradecemos os elogios, é sempre bom quando nós temos nosso trabalho reconhecido, rs! Sua área é bem diferente, mas a Psicologia também faz ponte com esses conhecimentos, então não estamos tão distantes assim, rs! Que bom que sempre gostou da Psicologia, se decidir fazer o curso será bem vinda! A Angelita escreve muito bem não é mesmo? Concerteza que isso faz toda a diferença, rs!

    Saudações,
    Grupo Papeando!

  11. Luciana Vilella Says:

    Hello, prof! Quanto tempo!
    Ai! Angelita, sinto muita saudade das suas aulas, das discussões sobre bem-estar subjetivo e experiência religiosa, ceticismo, espiritualidade, ciência….), das receitinhas deliciosas que você passava. Me tornei uma gourmet (é assim mesmo que escreve?), rsrsrs, por sua causa. Aprendi muito com você. Você é a professora nota 1000!!!!
    Amei te encontrar na Internet. Como sempre, você arrasa! Essa iniciativa de um grupo de discussão sobre Psicologia no cotidiano é tudo de bom. Parabéns a você e aos seus alunos pela proposta.
    O blog é lindo, as imagens são um show e os textos são quase um curso no tema discutido. …queria muito morar em Vitoria para participar do Grupo Papeando (o nome é super simpático, viu?!). Monta um grupo destes aqui também, prof.
    Um beijo e um abraço enorme, dessa sua aluna que nunca te esquece.

  12. Grupo Papeando Says:

    Olá Luciana,

    Tudo bem com você? Então já foi aluna da Msc. Angelita, né? Ela realmente é uma excelente profissional. Agradecemos o elogio ao grupo, e sempre que passar por aqui será bem vinda!

    Saudações,
    Grupo Papeando

  13. Janaina Says:

    Parabéns, a ídéia de poder papear sobre assuntos diversos sob a ótica da psicologia é muito legal! Comecei o curso e parei no 4º período mas gostaria de fazer parte dessas conversas. Penso em voltar no próximmo ano e a descoberta de um grupo como este tem pesado positivamente para a minha decisão, a despeito da falta de valorização profissional da nossa sociedade.

  14. Grupo Papeando Says:

    Olá Janaina,

    agradecemos o elogio à idéia do Papeando. Reunir pessoas, das mais diversas origens e profissões, para falar da vida a partir de uma perspectiva psicológica tem sido um desafio muito gratificante para todos nós. Esperamos que o seu retorno à Psicologia seja frutífero. Ficamos verdadeiramente felizes em saber que o nosso trabalho, de alguma forma, tem te inspirado. Você é muito bem-vinda nos nossos encontros. Clique em Contatos – em cima, à direita, na página do Blog – e veja as instruções para participar das reuniões do Grupo Papeando.

    Quanto a valorização da profissão de psicólogo em nossa sociedade….bom, isso dá uma longa conversa…rsrs! Mas boa parte do trabalho de valorização da Psicologia depende de nós, os psicólogos e estudantes de Psicologia. Afinal, a sociedade somos todos nós.

  15. Janaina Says:

    Olá,

    Infezlimente não poderei estar no próximo encontro, mas continuarei acompanhando vocês pelo blog e assim que for possível irei.
    É muio bom saber que existem profissionais apaixonados e dedicados à Psicologia como vocês.

  16. diane Says:

    queria saber sobre o embasamento teorico sobre terapia em grupo

  17. Anna Paula Says:

    Olá pessoal, visitei o blog e retirei daqui bons artigos que servirá de apoio para a confecção da minha monografia.

    Um beijo a todos vocês

    Anna Paula
    Cuiabá-MT

  18. gardênia Says:

    “e retirei daqui bons artigos que servirá..”

    REVISÃO : servirão : o sujeito é plural, amiga.

  19. Grupo Papeando Says:

    Olá Gardênia,
    seja bem-vinda, você e o bom português!

  20. Grupo Papeando Says:

    Olá Anna Paula,
    que bom que podemos contribuir para a sua monografia. Esperamos que você obtenha com ela os resultados esperados, mas não se esqueça de dar os créditos aos autores dos artigos que você usar.
    Seja sempre bem-vinda!

  21. Rita de Cássia Mendonça Says:

    Parabéns ao grupo papeando pela iniciativa!
    Encontrei com o grupo por meio do Twitter – Debemcomavida. Adorei as reflexões compartilhadas na internet. Moro em Natal e vou continuar no contato on line. Outra ocasião fiz contato com Angelita (blog) e sempre tive retorno dela. Foi muito bom recontra-la neste espaço tb. Aproveito para divulgar o nosso espaço da corporeidade para futuros intercâmbios http://cev.org.br/comunidade/corporeidade
    Bjos, Rita

  22. Grupo Papeando Says:

    Olá Rita,

    agradecemos os elogios, e é um prazer ter leitores como você! Acompanharemos o trabalho de vocês, pois muito nos interessam as questões sobre as vivências e experiências do corpo. No mais, teremos grande satisfação em “intercambiar” com vocês. Seja sempre muito bem-vinda!

  23. Cheila Mussi Says:

    Angelita, Lenita, Marcela e Felipe,

    Bom que vcs tiveram a oportunidade de participar do III Congresso Psicologia Ciência e Profissão.
    Parabéns pela iniciativa, participação e reconhecimento de um trabalho tão interessante em prol da Psicologia.

    Um abraço,

  24. F. J de Alencar Araripe Says:

    Sou psicólogo clínico atuando em Brasilia, com abordagens analítica-psicofísica (de orientação junguiana) e Psicobidinâmica (de base reichiana). Tomei conhecimeento do grupo pesquisando sobre psicologia profunda e fiquei muito satisfeito com descoberta. Parabéns pela bela iniciativa, trabalho como esse que estão desenvolvendo só engrandecem a nossa profissão. Um fraternal abraço.

  25. alzeny Says:

    boa tarde,preciso caminhar COM o meu artigo cientifico e preciso de material sobre casamento,religiao e a psicologia.meu tema vem falANDO SOBRE QUAIS FATORES ESTAO IMPLICADOS PARA A MANUTENÇAO DO CASAMENTO EVANGELICO.ESTOU NO NONO PERIODO DE PSICOLOGIA.DESDE JA MUITO OBRIGADA

  26. lucio flavio sunakozawa Says:

    Fiquei muito satisfeito, aguçando-me mais o interesse em conhecer vossas publicacoes e estudos, mesmo nao sendo da área de Psicologia. Mas, apesar de ser advogado e professor de direito, interessa-me tais temas sob o aspecto multi e transdisciplinar, além de, obviamente, crer que tais conhecimentos contribuem para um estagio humano, melhor, mais pacifico e feliz, tanto individual, social e universalmente.
    abs

  27. Josilda Lima Says:

    Parabéns por pelo trabalho de vocês, e digo que esta iniciativa causa-me admiração, posto que,
    sempre desejei fazer parte de um grupo que estuda Jung e também Psicanálise.
    Congratulações!!

  28. Liliane Lemos Says:

    Adorei, ainda não li tudo que escreveram mais passarei o resto da semana lendo, sou estudante de psicologia e estou adorando este mundo tão novo e rico. Copiarei alguns dos textos em meu blog para dividir com meus colegas e amigos, sempre citando a fonte.

  29. Flavio Barreto Says:

    estava mesmo a procura dum grupo destes. como faco para trocar algumas impressoes convosco? eu faco o curso de psicologia escolar em Mocambique e preciso de alguns esclarecimentos a respeito deste. abracos

  30. angela Says:

    Muito bom o blog de vcs , sou do primeiro período de psicologia ,e percebo a cada aula ,seja de filosofia ,sociologia ,enfim, como faz diferença quem estuda e aprende dos que nada conseguem saber.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: