A Psicologia e a Escola

“Quando o Professor Não Está Olhando” por Jacob Taanmann (1836-1923)

O Grupo Papeando Com a Psicologia realizou mais um encontro com o conhecimento psicológico.

No último sábado de março de 2010, nos encontramos para conversar sobre a Psicologia e a Escola. Num bate-papo informal, discutimos como o conhecimento psicológico pode nos ajudar a compreender melhor o papel da escola em nossa vida.

Analisamos o impacto que a vida escolar exerce sobre o desenvolvimento de crianças e jovens, debatendo a relação entre família, escola e sociedade. Discutimos os fatores sociais e históricos envolvidos na organização da escola como espaço de saber e de socialização.

Ao abordarmos esses fatores, fizemos uma reflexão sobre o quanto as mudanças estruturais do último século foram, ou não, absorvidas pelo espaço escolar. Avaliamos, assim, o quanto a escola está preparada para lidar com a diversidade de demandas afetivas, cognitivas, sociais e culturais típicas do nosso tempo.

O que nos levou, por fim, a tentar identificar o quão importante é a vivência escolar para a constituição da nossa subjetividade; e de que forma esse processo constitutivo pode viabilizar o reconhecimento e a expressão das potencialidades individuais e coletivas.

Agradecemos a presença de todos que participaram. A presença de vocês, com certeza, enriqueceu o nosso encontro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: