A Psicologia e a Moda

Paul Hooker

Imagem: “No Atelier” por Paul Hooker


O Grupo Papeando Com a Psicologia no mês de Junho de 2009 realizou mais um encontro.

Neste mês, nos encontramos para conversar sobre A Psicologia e A Moda. Num bate-papo informal, com a participação de pessoas legais e interessadas, discutimos o papel da roupa no Imaginário individual e coletivo.

Repensamos as relações entre roupa e identidade. Analisamos o quanto o vestuário das pessoas e dos grupos expressa valores culturais e socioeconômicos. Refletimos sobre o quanto a nossa forma de vestir influencia a maneira como nos percebemos e como somos percebidos.

Abordamos a relação entre roupa e consumo, levando em consideração as definições e os estereótipos associados à idéia de estilo e elegância. Falamos, também, do simbolismo das roupas e de como isso se reflete em diferentes contextos históricos.

Debatemos a importância atribuída à Moda em nossa época. Assim, pudemos examinar como a roupa pode, ou não, afetar nossa auto-estima e confiança. Consideramos, ainda, o quanto a definição de tendências de moda confere às pessoas liberdade individual na escolha do que vestir. O que nos levou, por fim, a avaliar o quanto a roupa que usamos exprime o que somos, e até que ponto a Moda pode nos ajudar a escolher a roupa que melhor nos representa.

Assim, mais uma vez, podemos assegurar que a presença de todos os participantes enriqueceu o encontro. Sejam todos sempre bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: