A Psicologia e a Morte

“Arcano XIII do Tarot de Marselha” Origem Desconhecida

O Grupo Papeando Com a Psicologia realizou mais um encontro com o conhecimento psicológico.

No último sábado de Maio de 2010, nos encontramos para conversar sobre a Psicologia e a Morte. Num bate-papo informal discutimos como o conhecimento psicológico pode nos ajudar a compreender melhor o morrer, essa experiência inerente ao fato de termos nascido.

Analisamos o impacto de fatores históricos e sociais sobre a percepção que se tem da morte e do morrer. Discutimos as diferenças culturais na maneira de se vivenciar a morte, e como elas se constituiram ao longo da existência humana.

Abordamos também o caráter biológico da morte, sua inevitabilidade e sua função ecológica. Refletimos sobre o significado simbólico do morrer, e de como este pode associar-se tanto a aspectos positivos quanto negativos da vida. Avaliamos, assim, o quanto a nossa relação com a morte pode revelar sobre a forma como vivemos.

O que nos levou, por fim, a tentar identificar a importância de sermos conscientes da própria finitude; e de que forma o conhecimento dos limites da existência pode nos ensinar a viver plenamente.

A todos vocês que participaram, nosso agradecimento. A presença de todos, e de cada um a sua maneira, com certeza, enriqueceu o nosso encontro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: