A Psicologia e a Velocidade

Vamos Cancelar Tudo” por Carrie Glenn

O Grupo Papeando Com a Psicologia realizou mais um encontro com o conhecimento psicológico.

No último sábado de Junho de 2010, nos encontramos para conversar sobre a Psicologia e a Velocidade. Num bate-papo informal, entre pessoas com diferentes experiências profissionais e pessoais, discutimos como o conhecimento psicológico pode nos ajudar a compreender melhor o ritmo que impomos à vida cotidiana no mundo contemporâneo.

Analisamos o impacto de fatores históricos, econômicos e sociais sobre a forma como percebemos e usamos o tempo habitualmente. Discutimos como as inovações tecnológicas nos transportes e nos meios de comunicação vêm contribuindo para a percepção de que a vida diária está em aceleração. Refletimos também sobre as conseqüências da pressa e da impaciência no trânsito e em outras situações sociais rotineiras.

Abordamos os possíveis danos físicos e emocionais gerados pela sensação de efemeridade que pode caracterizar as interações humanas no trabalho e nos relacionamentos afetivos guiados pela exigência de rapidez. Avaliamos, assim, o quanto de poder e controle o sentimento de urgência está exercendo sobre a nossa vivência do dia-a-dia.

O que nos levou, por fim, a tentar identificar a importância de termos consciência dos ritmos que regem a nossa vida, sejam esses internos ou externos, para podermos usufruir plenamente da experiência temporal.

A todos que compareceram, nosso agradecimento.  A presença de todos vocês, com certeza, enriqueceu o nosso encontro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: